da Prefeitura

Paratinga

06 JAN 2017
06 de Janeiro de 2017

Cidade do Oeste baiano, distante 710 km da capital Salvador. Limita-se com os municípios de Bom Jesus da Lapa, Boquira, Ibotirama, Macaúbas, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos e Sítio do Mato. Faz parte da meso-região do Vale do São Francisco e micro-região de Bom Jesus da Lapa.

Era a maior cidade de sua micro-região, suas terras se estendiam por onde hoje é Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Macaúbas, dentre outras dezessete cidades do oeste baiano.

Cidade de história e cultura muito rica, até hoje preservam-se casas com características barrocas. Sua população é, atualmente, estimada em 32. 258 habitantes, dois terços residindo na zona rural. A caatinga é a vegetação predominante.

Paratinga tem pontos turísticos como as Águas Termais do Paulista e do Brejo das Moças, com piscinas naturais de água termo-mineral, além da Gruta da Lapinha, com desenhos rupestres ainda conservados e com potencial turístico a ser explorado.

Possui a maior ilha fluvial do Rio São Francisco, a Ilha de Paratinga. O município é banhado pelo Rio São Francisco e, em toda sua extensão, possui belas praias e recantos ribeirinhos onde se tem a prática da pesca esportiva.

Sua economia está baseada na agricultura, pecuária e piscicultura. O turismo estimulado pelas águas termais também contribui para a base econômica do município.

Administrada pelo Prefeito Marcel José Carneiro de Carvalho e pelo Vice-Prefeito Climério de Araújo Souza.

Histórico

Em 1745, o povoado formado a partir da fazenda de gado denominada Santo Antônio do Urubu de Cima foi emancipado, promovido à categoria de vila. No ano de 1827 limitava-se, ao norte, com a Vila de Pilão Arcado; ao Sul com o estado de Minas Gerais; a oeste, com Barra do Rio Grande e Campo Largo; a leste, com Vila de Santo Antônio da Jacobina, Rio de Contas e a Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité.

Em 2 de maio de 1835, foi criada a Comarca do Urubu, com objetivo de levar o poder do governo imperial à região.

Em 25 de junho de 1897, a sede foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Cidade do Urubu. Em 29 de maio de 1943, o nome do município foi alterado para Rio Branco. Em 31 de dezembro de 1943, o nome da cidade sofreu nova alteração, passando a se chamar Paratinga.

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 221 -  Centro - Paratinga-BA
           CEP: 47.500-000